Início Site

RAIS – Ano-base 2019

Todas as empresas declarantes do eSocial, que se enquadrarem nos Critérios descritos abaixo, estão desobrigadas a declarar a RAIS, e serão bloqueadas de declarar a RAIS pelo GDRAIS 2019 (Portaria 1.127/2019):

Como utilizar o Certificado Digital para declarar o IRPF 2020?

Desde o dia 2 de março a Receita Federal está recebendo as declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020 (ano-base 2019). O período de transmissão do documento se estende até o dia 30 de abril, prazo bastante confortável para que o contribuinte possa se organizar para declarar o IRPF 2020 sem qualquer problema.

Resultado do PIB de 2019 reflete trajetória de recuperação da atividade econômica

A Secretaria de Politica Econômica do Ministérios da Economia (SPE/ME) publicou ontem (04/03) a Nota Informativa a Atividade Econômica e Resultados do PIB 2019. O texto destaca que o resultado do PIB de 2019 reflete uma trajetória de recuperação da atividade econômica. No ano passado, a economia brasileira teve acréscimo de 1,14% em relação a 2018. Do ponto de vista do crescimento interanual, houve elevação de 1,67% no quarto trimestre de 2019, em relação a igual período do ano anterior.

Março é o mês da entrega da DEFIS

A Microempresa – ME ou Empresa de Pequeno Porte – EPP, optante pelo Simples Nacional, deve apresentar, anualmente, a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS).

INSS: Alíquotas de contribuição para contribuintes individuais e facultativos

As novas alíquotas de contribuição do INSS estabelecidas pela Reforma da Previdência já entraram em vigor. Contudo, é preciso se atentar as alíquotas estabelecidas para os contribuintes individuais e facultativos.

MP do Agro é aprovada e vai à sanção presidencial

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, a medida provisória que facilita o crédito e o financiamento das dívidas para produtores rurais. Para virar lei o texto agora depende de sanção presidencial.

IBGE: PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019

O IBGE publicou nesta quarta-feira, 04, que o PIB de 2019 teve crescimento de 1,1% em relação ao ano anterior.

Equipe econômica negocia com setor de serviços alíquotas da reforma tributária

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia: na pauta, votação, em segundo turno, da PEC 6/2019, que modifica o sistema de previdência social. Mesa: presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho; senador Eduardo Gomes (MDB-TO); senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ); ministro da Economia, Paulo Guedes; senador Carlos Viana (PSD-MG); senador Tasso Jereissati (PSDB-CE); senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Ideia inicial do governo era ter alíquota única para Contribuição sobre Bens e Serviços, que deve substituir o PIS/Cofins, mas segmento sugeriu três faixas de imposto; discussão corre paralela às duas propostas de reforma já em tramitação

Pagamento de impostos com pontos de fidelidade é lançado no Brasil

Pagar impostos e contas domésticas sem gastar dinheiro, consumindo pontos de programa de fidelidade em vez de desembolsar reais. Inédita no país, a solução foi lançada pelo Banco do Brasil (BB).

Declaração do Imposto de Renda 2020 já pode ser enviada

Foi dada a largada para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. O prazo para enviar o documento à Receita Federal começa a valer às 8h desta segunda-feira, 2 e vai até 23h59 do dia 30 de abril. São esperadas 32 milhões de declarações neste ano.